Vírus que combatem câncer são destaque em premiação

Uma nova forma de terapia gênica foi descoberta por Ruan Felipe Vieira Medrano, o que lhe rendeu o prêmio de Tese de Destaque 2019. Foto: Acervo FMUSP

O trabalho de pesquisa iniciado em 2010 pelo médico Ruan Felipe Vieira Medrano ganhou o prêmio Tese de Destaque USP 2019, por envolver uma técnica de terapia gênica, utilizando vírus para combater células tumorosas. Orientado pelo professor Bryan Eric Strauss no laboratório do Instituto do câncer do Estado de São Paulo (Icesp), a pesquisa pode ser considerada inovadora pelo fato da terapia gênica ser um campo ainda pouco explorado no Brasil.

Em um primeiro momento, foi testada a ação dos vírus na célula cancerosa. É retirado o vetor da doença e colocada a proteína que beneficia o tratamento. Percebeu-se que a ação de uma proteína viral, conhecida como p-19Arf, impedia o crescimento (o que acarretava na consequente morte da célula) de tumores que apresentavam a proteína p53. Entretanto, o sistema imunológico reage ao ataque deste vírus, identificando-o como uma infecção a ser combatida, retardando o processo de morte viral.         

Com a ajuda de um outro vírus, chamado INFbeta, essa morte celular não era mais reconhecida como infecção viral, mas como sendo uma célula doente, que o corpo naturalmente destrói para não infectar o organismo. Com isso, a terapia gênica funciona em duas frentes: promover uma degradação da célula e estimular a defesa natural, por meio de linfócitos (tratados pelos nomes T CD4+ e CD8+). 

O teste em camundongos foi feito nos cânceres de pele (melanoma), pulmão e do tecido conjuntivo (sarcoma). Em forma de vacina, como uma maneira prevenção, ambos os linfócitos atuam como células de memória até 70 dias após o tratamento, impedindo a formação de novos tumores. A injeção é introduzida diretamente na massa tumoral e, até o momento, só foi testada em camundongos.

Apesar dos resultados positivos, ainda não é possível saber quando começarão os testes em pacientes. Mas Ruan Felipe admite otimismo: “Se reforçado o investimento nessa abordagem [da terapia gênica], somado a radioterapia, [este estudo] podem ter resultados interessantes para o uso clínico”.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*