Competição de programação reúne estudantes com o intuito de solucionar problemas

Créditos: NEU/USPCodeLab

Nos dias 9 e 10 de junho ocorrerá a nova edição do HackatonUSP, uma competição gratuita de programação com duração de 24 horas que busca encontrar soluções dentro da universidade. O evento acontecerá no Instituto de Matemática e Estatística da USP (IME-USP). Em edições passadas, os participantes foram capazes de pensar, por exemplo, em métodos para facilitar o gerenciamento de empréstimo de equipamentos dentro da universidade.

O nome “hackaton” deriva do termo hacking marathon, ou seja, consiste em uma maratona de hacking. Ao contrário do senso comum, o termo não está diretamente relacionado à invasão de privacidade, mas significa solucionar problemas por meio da computação. Os participantes, divididos em grupos, devem desenvolver um protótipo de software ou hardware que ofereça ideias e soluções dentro de um determinado tema. O evento é organizado pelo USPCodeLab, Núcleo de Empreendedorismo da USP (NEU), Hardware Livre USP e apoiado pela Pró-Reitoria de Pesquisa da universidade

A cada edição do evento, um novo tema é proposto aos participantes para que eles possam pensar dentro desse universo. O tema desta edição é “Ciência de dados”. Segundo João Francisco, membro do USPCodeLab e organizador do evento, a ciência de dados é um tema atual pois trabalha com grandes quantidades de informações. “Hoje em dia a gente tem um universo de coisas gigantescas que precisa de um tratamento especial. Não é mais algo simples com poucos dados que eu posso rapidamente analisar. Eu tenho milhões de listas e bancos de dados, e a ciência de dados é uma ciência que estuda justamente isso”. Dentre outros tópicos, alguns que devem ser levados em consideração e que os participantes poderão abordar são o consumo energético, rapidez de processamento e relação entre dados.

Estudantes em anos anteriores da competição. Créditos: NEU/USPCodeLab

Os principais objetivos da competição consistem na integração entre as diferentes unidades da universidade e proposição soluções para a mesma. “Qualquer um que identifique um problema que com informações possa ser resolvido tem um espaço aqui pra ele propor uma ideia para resolvê-lo. Então não envolve só programação, envolve gente de negócios, de design e qualquer universitário que conviva com um problema e queira buscar uma solução pra isso”, diz João.

Sendo um evento apoiado pela Pró-Reitoria de Pesquisa, muitas das soluções propostas são focadas na própria universidade e, em edições passadas, alguns dos protótipos que surgiram na competição foram financiados para seu desenvolvimento. “A ideia é que a gente consiga produzir soluções que possam ser, enfim, colocadas na prática pra universidade”, diz João. “Então o objetivo de realizar o hackaton é esse: conseguir integrar melhor a universidade e produzir coisas para a própria universidade, que seja de cunho ou de produção científica mesmo ou de acessório para a produção científica”.

A competição terá início no dia 9 de junho às 15h e será finalizada no dia seguinte, dez de junho, às 16h, atravessando a madrugada. Do início da competição até o final da tarde ocorrem palestras sobre o tema. Em seguida, começa a programação e desenvolvimento em si por parte dos grupos até o dia seguinte. De manhã, os grupos são instruídos a começarem a finalizar os projetos e a prepararem uma apresentação de três minutos para exporem suas ideias, que acontece após o almoço. Em diversos momentos da competição há pausas para alimentação, em que ocorre maior integração entre os participantes.

Integração durante o coffee break em anos anteriores. Créditos: NEU/USPCodeLab

Haverá também um pré-evento do dia oito de junho, véspera da competição, das 14h às 18h. Ocorrerão palestras direcionadas principalmente aos participantes, então é recomendado que os mesmos participem. Porém, o evento é aberto e pode participar qualquer um que tiver interesse.

A inscrição pode ser feita individualmente ou em grupo através do site http://uclab.xyz/hack-subscribe. O participante que fizer a inscrição individual será alocado em um grupo no início da competição. O grupo vencedor ganhará uma viagem para o Vale do Silício e um curso em Stanford financiado pela Pró-Reitoria de Pesquisa da USP.

Apresentação final em anos anteriores. Créditos: NEU/USPCodeLab