Middleware open source facilita a implementação de trilhas sonoras em videogames

Sound Wanderer: jogo desenvolvido para mostrar as funções e limitações do Vorpal. Créditos: Wilson Mizutani

As trilhas sonoras de videogame são componentes importantes de qualquer jogo. Mesmo às vezes passando de forma imperceptível, são elas que conferem ritmo e emoção à experiência do jogador. Foi pensando nisso que o pesquisador Wilson Mizutani desenvolveu o Vorpal, um middleware de código aberto que facilita a implementação de trilhas sonoras dinâmicas em jogos e confere maior autonomia ao compositor musical.

O projeto foi resultado de sua dissertação de mestrado apresentada no Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo (IME-USP), orientada pelo professor Fábio Kon. Apesar de ser pesquisador da área de games, esse projeto foi desenvolvido em conjunto com o Grupo de Computação Musical do IME.

Trilhas sonoras em games

Muitas vezes, as trilhas sonoras se mostram estáticas, lineares ou rígidas frente à dinamicidade de um jogo de videogame. Um exemplo bem conhecido citado por Mazutani em sua tese é o Super Mario Bros. (Nintendo, 1985), o qual apresenta uma única música de fundo que fica em loop, além de sons específicos ao pular ou receber dano. “O tempo todo o jogador pode estar decidindo se ele vai pra direita, esquerda, se ele fica parado, então ele [o jogo] é interativo e acontece em tempo real. A trilha sonora não reflete isso normalmente”, aponta o pesquisador.

A principal dificuldade em tornar a trilha sonora mais dinâmica nesses casos está na interação entre o compositor e o programador. “Normalmente é uma limitação bem técnica. O que o compositor faz é compor uma música, gerar um arquivo em mp3 e dar para o programador, que coloca isso no jogo. Se o compositor precisa dizer que um instrumento deve aumentar de volume quando tem inimigos por perto – com o intuito de dar maior tensão ao jogo -, ele deve explicar isso para o programador. Então depende dele mexer e fazer a parte técnica”.

Por mais simples que pareça, essa intermediação muitas vezes impede que um jogo tenha uma trilha sonora mais elaborada e conectada às decisões do jogador. “Se não há nenhuma tecnologia intermediária, o que acontece é que o músico vai ter uma ideia, mas como ele não fez o programa ele não tem como colocá-la em prática. É necessário sentar, explicar e o programador deve entender a parte de música, o que muitas vezes ele não conhece”.

Vorpal como mediador

O middleware tem como intuito integrar dois softwares diferentes: um jogo e um programa que faz trilhas sonoras em tempo real. Dessa forma, o compositor, sound designer ou sonoplasta pode usar a ferramenta para criar e manipular a trilha sonora sem precisar passar pelo programador. “O que o Vorpal tenta resolver é colocar esse programa no meio que consegue fazer com que cada um faça seu papel sem precisar invadir a área do outro. O programador não vai interferir na parte da música e o músico não vai interferir na parte da programação. Os dois conseguem trabalhar e não gera um gargalo no desenvolvimento do jogo.”

O programa escolhido para a criação de trilhas sonoras foi o Pure Data, já muito usado na academia e por músicos profissionais. “Eu escolhi o Pure Data, que é um programa que os músicos mais ou menos conhecem, pois eles já se sentem confortáveis em sentar e começar a trabalhar, só precisam aprender uma ou outra convenção que serve para integrar melhor com o Vorpal”, diz o pesquisador.

A inspiração para o nome do middleware veio de um poema de Lewis Carrol – autor do livro Alice no País das Maravilhas – onde é citado um item poderoso denominado espada vorpal. No universo dos games, esse termo começou a ser muito utilizado para denominar uma espada altamente afiada com forte capacidade de golpe. Para designar o middleware, com exceção do V, as outras letras formam uma sigla para open source real time procedural audio layer.

O Vorpal trabalha com a criação de música e notas no próprio programa, ao invés de uma partitura. Essa é a ideia do áudio procedural. “Geralmente quando se tem uma música que é uma partitura, ela é só uma sequência de números. É a altura da nota, o volume e a duração, e o computador toca aquilo. Ele é estático. Agora, quando a música é feita no Pure Data, são dados comandos para o computador, se escreve um processo pro computador seguir e gerar a música em tempo real”, explica Mizutani.

O áudio procedural se diferencia do áudio baseado em amostras, o qual é mais conveniente, mas também mais rígido e menos poderoso. “Com amostras, é possível pegar um pedaço [da música] e colocar lá, então é limitado porque você não consegue ir individualmente nas notas e mudar o que quiser. Quando é procedural, você está criando as notas na hora, então você tem controle total de qual nota vai tocar”.

O jogo SoundWanderer foi desenvolvido utilizando o middleware, podendo demonstrar as capacidades e limitações do mesmo:

https://www.youtube.com/watch?v=7ON_gnZrHJ0

Open source

São duas as principais características do Vorpal que o diferencia de outros middlewares com funções similares. A primeira delas é a possibilidade de trabalhar com o áudio procedural além do áudio baseado em amostra por meio do Pure Data. A segunda reside em um aspecto mais social: o fato de ser um software livre.

Software livre é um termo utilizado para designar softwares cujo código é aberto (open source), e não proprietário. Assim, qualquer usuário pode ter acesso ao código do software e alterá-lo. Caso isso fosse feito em um software proprietário, o indivíduo poderia ser preso. Para ser considerado software livre, ele deve conceder quatro liberdades por meio de uma licença:

1- A liberdade de poder executar o programa a vontade, da forma que o usuário preferir.

2- A liberdade de estudar o código-fonte do software, o que permite identificar bugs ou garantir a própria segurança (para o caso de invasão de informações, por exemplo).  

3- A liberdade de modificar esse código da forma que achar melhor.

4- A liberdade de redistribuir cópias de suas versões modificadas a outros.

O Vorpal é um software livre e completamente gratuito. A licença permite que programadores de jogos pequenos ou grandes, livres ou não, possam fazer uso da ferramenta. Isso significa que qualquer um pode baixá-lo, fazer alterações e melhorias no programa e redistribuí-lo, desempenhando uma contribuição para toda a comunidade.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*