Pesquisa avalia uso de elementos de jogos no aumento de engajamento em sistemas colaborativos

Site do Arquigrafia, sistema colaborativo de imagens de arquitetura

Buscando aumentar o engajamento dos usuários do sistema de colaboração Arquigrafia, a pesquisadora Ana Paula Oliveira Bertholdo, do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo (IME-USP) se propôs a verificar a efetividade da aplicação de gamificação e de elementos de colaboração implantados na comunidade. Ana Paula observou que, ao implementar esses componentes, houve um aumento significativo da participação das pessoas e, posteriormente, esse índice de participação caiu novamente. “Percebemos que mesmo após a aplicação de elementos de colaboração e de jogos, o resultado não era completamente satisfatório. Estamos trabalhando agora com a gamificação ligada à motivação intrínseca do usuário, não aplicando componentes genéricos, mas aqueles coerentes com as necessidades de colaboração no domínio do sistema”.

Gamificação é o termo utilizado para o emprego de elementos de jogos como pontuação, distintivos, regras, objetivos, recompensas e quadros de liderança aplicados em outros contextos, visando aumentar o engajamento das pessoas envolvidas. Um sistema de colaboração aberta, por sua vez, é uma plataforma digital que suporta estruturas de relacionamento e participação, com poucas barreiras para a entrada e saída de informação, podendo contar com notificações, comentários, curtidas, perfil do usuário e links com conteúdos relacionados, entre outros elementos de colaboração. As redes sociais e a Wikipédia são dois exemplos de sistemas colaborativos. Como exemplo de sucesso da aplicação de gamificação em um ambiente colaborativo temos o aplicativo de trânsito e navegação Waze, no qual a adição de informações relevantes para os usuários – como buracos e radares –, permite que a pessoa ganhe pontos e suba de nível.

“No Arquigrafia, fizemos uma pesquisa-ação. Verificamos os pontos de melhoria e os implementamos. Quando começamos o projeto, faltava na comunidade elementos de colaboração. Ao implantar, houve um aumento considerável em termos de novos registros de usuários e imagens, mas não fomentou análises e discussões sobre arquitetura e urbanismo como era esperado”, pontua. Ao adicionar os elementos de jogos, Ana Paula afirma ter ocorrido algo semelhante. “Alguns usuários começaram a postar imagens até alcançarem a liderança ou obterem medalhas. Quando o objetivo era alcançado, reduziam a frequência de acesso ao sistema”.

A resposta para essa quebra de interesse está no fato de que o acúmulo de pontos não agregava em termos de conteúdo aos usuários da plataforma. “A aplicação que fizemos foi muito genérica, voltada para a motivação extrínseca: a pessoa acaba ficando viciada em conseguir pontos e medalhas. Isso, com o tempo, deixa de fazer sentido, levando à queda do engajamento”. Ana Paula afirma que estudando a motivação intrínseca, por outro lado, as verdadeiras necessidades e anseios daquela comunidade começam a aparecer, permitindo que se implante elementos de jogos mais coerentes com o propósito daquele nicho específico. “Estamos iniciando essa nova fase do projeto agora para poder avaliar se a gamificação suportada pelo entendimento da motivação intrínseca é efetiva na potencialização de engajamento de usuários no nosso contexto”, afirma.

O Arquigrafia

Criado em 2008 na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU-USP) como um projeto multidisciplinar em parceria com pesquisadores do Instituto de Matemática e Estatística (IME-USP), da Escola de Comunicação e Artes (ECA-USP) e da Faculdade de Direito do Largo São Francisco (FD-USP), o Arquigrafia tem como objetivo principal contribuir de maneira complementar para o ensino e difusão da cultura arquitetônica e urbanística por meio da interação e análise crítica de arquivos digitais. No site, ao criar uma conta, já é possível começar a se relacionar com um universo de imagens originais e inéditas. Catalogadas e georreferenciada, as imagens possuem registros de impressões sobre as características das arquiteturas e espaços urbanos representados. O site permite, ainda, o download das fotos em alta resolução.

Se interessa por arquitetura? Acesse o site do Arquigrafia e colabore você também: http://www.arquigrafia.org.br/.