Pesquisador do Museu de Arqueologia e Etnologia da USP (MAE) organiza livro sobre os Vikings

Obra está disponível para download gratuito

Idéia surgiu ao se dar conta da dificuldade de encontrar material em português com métodos e teorias relacionadas à cultura escandinava medieval. Imagem: Reprodução / Google

Por Carla Camila Garcia – carla.camilag@gmail.com

Munir Lutfe Ayoub, doutorando em arqueologia pelo MAE e integrante do Núcleo de Estudos Vikings e Escandinavos (Neve), em parceria com o professor Johnni Langer, da Universidade Federal da Paraíba, organizou uma série de artigos a respeito da cultura nórdica, dando origem ao livro Desvendando os Vikings: estudos de cultura nórdica medieval, publicado digitalmente em 12 de novembro de 2016.

A ideia do projeto surgiu em 2013, durante a defesa de mestrado de Ayoub que, ao se dar conta da dificuldade de encontrar material em português com métodos e teorias relacionadas à cultura escandinava medieval, decidiu contatar diferentes especialistas no tema para propor a criação do livro. Com enfoque cultural e religioso, a série de artigos traz uma abordagem não linear da história, estudando não apenas instituições e correntes filosóficas da época, mas, principalmente, a experiência humana e suas práticas. Munir L. Ayoub destaca que antigamente “a história era factual e tomava a ciência como verdade, mas toda história é um discurso sobre o passado, o que significa que ela é uma construção, não uma verdade absoluta”, daí a importância do estudo de artefatos arqueológicos, que servem de auxiliares na “materialização da memória”.

Entre os pesquisadores envolvidos na produção de artigos para o projeto, estão Carlos Osvaldo Rocha, mestre em História pela Universidade da Islândia, Yuri Fabri Venâncio, mestrando em Letras pela Universidade de São Paulo e Johnni Langer, pós-doutor em História Medieval pela Universidade de São Paulo.

Por meio da abordagem de temas como linguagem, literatura, arte e religião, o livro demonstra que há influência da cultura nórdica por todo o Ocidente. Para Ayoub, “o tema ajuda na percepção de mundo atual e nos faz entender relações com os nossos próprios ritos e mitos”. A obra também colabora para a desmistificação de estereótipos criados pelo cinema e obras literárias, nas quais as características belicosas dos vikings foram acentuadas em detrimento de outras, como sua valorização à estética e relação com a cosmologia.

Desvendando os Vikings: estudos de cultura nórdica medieval está disponível para download gratuito e já foi acessado mais de 1.500 vezes em menos de 10 dias. O organizador da obra enfatiza que a produção não teve fins lucrativos e que todos os pesquisadores envolvidos doaram seus artigos. “Conhecimento é algo livre e gratuito, do mais amplo acesso possível. Prefiro que as minhas pesquisas sejam lidas do que tragam lucro”.

Serviço

Desvendando os Vikings: estudos de cultura nórdica medieval pode ser baixado integralmente em www.academia.edu/29801852

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*